Blog

Depreciação de equipamentos radiológicos: o que você precisa saber

A depreciação de equipamentos radiológicos é um desafio para as clínicas médicas, impactando diretamente nos custos operacionais e na qualidade dos serviços prestados.A aquisição desses equipamentos costuma representar um investimento significativo, e a perda de valor ao longo do tempo é praticamente inevitável. No entanto, é possível mitigar os efeitos nos seus custos operacionais. 

Causas de depreciação de equipamentos radiológicos 

1: Desgaste 

O uso constante e a exposição a agentes externos, como umidade e pó, impactam diretamente na durabilidade das máquinas. 

Por essas razões, manter uma rotina efetiva de manutenções preventivas e preditivas é essencial. Na Blue Health, realizamos contratos que garantem a qualidade e o bom funcionamento dos seus equipamentos, sem custos adicionais ou excessivos, reduzindo a depreciação por desgaste. 

2: Má utilização

Falta de calibração e utilização inadequada também podem danificar um equipamento radiológico, mesmo que ele tenha uma vida útil longa. 

Para além das manutenções, é essencial que o seu corpo clínico seja bem treinado para utilizar o equipamento adquirido através de compra ou locação. 

3: Obsolência 

Hoje, a tecnologia evolui muito rápido, tornando equipamentos obsoletos com uma frequência maior do que há 10 anos. Modelos antigos tornam-se menos competitivos, mesmo que ainda estejam em condições de uso. 

Para driblar esse tipo de depreciação, oferecemos opções de upgrade que garantem que o seu negócio esteja sempre operando com tecnologia de ponta. 

Como calcular a depreciação de equipamentos médicos?

De acordo com a tabela da Receita Federal, a depreciação de equipamentos é anual, com uma taxa de 10% do seu valor. Para saber o valor exato, basta dividir o valor pago pelo seu tempo de vida útil (em anos), e dividir o resultado por 12. 

Equipamentos radiológicos sem depreciação

Mesmo que a depreciação seja inevitável ao adquirir um equipamento radiológico, é possível eliminar o problema por completo ao optar pela locação. Além de ter um investimento menor e todas as manutenções inclusas, o aluguel permite a troca do equipamento antes que ele fique obsoleto. 

Aqui, você conhece as diferentes modalidades de locação de equipamentos médicos oferecidas pela Blue Health